Com o verão se aproximando, chega o momento no qual todos lembram de cuidar do seu corpo. Entretanto, sabemos que os cuidados com a saúde devem durar o ano todo. Confira as nossas dicas para aliar saúde e beleza no seu dia a dia:
Mantenha a sua pele hidratada
A hidratação da pele deve ser feita por dentro e por fora. O uso de produtos específicos ajuda a manter a beleza e a integridade da pele e evitar o seu ressecamento, o envelhecimento precoce, irritações e infecções.
E, para hidratar o organismo como um todo, recomenda-se ingerir no mínimo dois litros de água por dia, entre outras medidas que também ajudam a manter a pele bem hidratada:
- Manter uma dieta rica em fibras, encontradas em frutas e verduras;
- Evitar a exposição excessiva ao sol;
- Não tomar banhos muito quentes e demorados;
- Evitar o uso excessivo de sabonetes e esponjas;
- Evitar esfoliações excessivas na pele.
Deixe as suas unhas respirarem entre uma esmaltação e outra
Pelo menos uma semana por mês, deixe as suas unhas sem esmalte. Quando não for possível, estabeleça um intervalo de dois a três dias antes de pintá-las novamente.
Essa pausa é necessária porque o uso contínuo de esmalte provoca o enfraquecimento das unhas. Nesse período de intervalo, devem ser aplicados hidratantes específicos para evitar o ressecamento.
Use óculos de sol
A escolha dos óculos de sol não deve ser tomada apenas pensando nas tendências da moda ou no modelo que mais combina com o seu rosto, mas observando a qualidade das lentes que cada um oferece.
Os óculos de sol protegem principalmente contra a radiação ultravioleta, ajudam a bloquear parte da luminosidade e garantem mais conforto e nitidez. É um acessório indispensável em todas as estações do ano, que deve ser usado nos horários de maior incidência solar mesmo nos dias nublados.
Para ter certeza que os óculos são de qualidade, eles devem possuir certificação e as lentes devem apresentar a mesma espessura em toda a sua superfície, além de observar o grau de proteção ultravioleta, que deve chegar perto de 100%.
As lentes que não possuem nenhuma certificação podem causar desconforto e menor qualidade visual, pois as pupilas se dilatam devido à penumbra formada pelos óculos escuros, permitindo a passagem de uma quantidade maior de raios UV. Quando não há a proteção adequada, os olhos ficam ainda mais vulneráveis aos danos.
A radiação ultravioleta (UV) pode provocar danos no tecido do olho, desde a superfície até a parte mais interna, onde fica a retina. A exposição prolongada a esse tipo de radiação pode causar doenças de córnea e superfície ocular, catarata, entre outros tipos de degeneração da retina.
A qualidade e certificação das lentes são fatores fundamentais para a escolha dos seus óculos. Para evitar outros problemas oculares, consulte um oftalmologista.
Com pequenas atitudes é possível prevenir grandes danos à saúde. Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama.
Acompanhe mais dicas e novidades nas nossas redes sociais!