O Novembro Azul é celebrado todos os anos para lembrar aos homens a importância dos cuidados com a sua saúde, desde a atenção para a sua saúde mental, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas, até a conscientização sobre o câncer de próstata.
O simples fato de não cuidar da saúde pode favorecer o aparecimento de doenças, muitas vezes silenciosas e sem sintomas aparentes. Entretanto, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), comprova que algumas atitudes adicionadas à rotina ajudam a reduzir o risco de diversas doenças crônicas (diabetes) e doenças cardiovasculares (hipertensão, derrame, infarto de miocárdio). Entre as principais medidas estão:
- Prática de atividade física: 30 minutos diários, de três a cinco vezes por semana.
- Alimentação saudável: dieta com menos gordura e rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.
- Estimular a absorção de cálcio no organismo: ficar exposto ao sol todos os dias, antes das 10h e depois das 16h, por pelo menos 10 minutos para fixar e ativar a vitamina D, assim como consumir alimentos ricos em cálcio diariamente.
- Aferir a pressão arterial regularmente: uma vez ao ano, no mínimo.
- Procurar um urologista e realizar os exames preventivos anualmente: homens a partir dos 50 anos, ou 45, se tiver casos de câncer de próstata na família.
- Usar sempre camisinha durante as relações sexuais.
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar.
Todos sabem que descobrir um câncer precocemente possibilita melhores resultados no tratamento e, para isso, é preciso ficar atento aos seguintes sintomas:
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
Esses sintomas podem não estar diretamente relacionados a um câncer, mas é importante que seja feito um acompanhamento médico a partir do momento em que forem descobertos.
Também é necessário lembrar que o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, ou seja, muitos homens não apresentam nenhum sintoma, por isso a importância de realizar os exames, como o exame de sangue para avaliar a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) e do toque retal, para descobrir qualquer alteração ainda no estágio inicial.
Mostre atitude e cuide da sua saúde. Previna-se!
Fonte: Unimed, Ministério da Saúde.