O consumo de frutas da época é mais vantajoso devido a diversos fatores, como o preço mais baixo e a menor concentração de agrotóxicos, por conta do maior aproveitamento da colheita. Além disso, apresentam maior índice de nutrientes, sendo mais saborosas, já que as condições climáticas são favoráveis para o desenvolvimento de determinadas frutas em épocas especificas do ano.
Confira quais são as principais frutas do outono:
Abacate: Possui fibras, proteínas, ferro, cobre, potássio, magnésio, vitaminas C e E, ômega 3, gorduras monoinsaturadas e ácido fólico. Traz saciedade, é bom para o fígado e o colesterol, e também melhora o sistema circulatório e a pele.
Banana: Contém alto teor de fibras e de potássio. É um forte antiácido, bom para a digestão e para a contração dos músculos, age contra doenças cardíacas e auxilia no equilíbrio do organismo.
Caqui: Apresenta fibras, vitaminas A, C, B1, B2, cálcio e ferro. É um poderoso antioxidante, combatendo os danos dos radicais livres, como o envelhecimento precoce e o câncer.
Coco: Possui alto teor de fibras e de sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro. É diurético e estimula a atividade intestinal.
Figo: Apresenta alto teor de magnésio, potássio, cálcio, ferro e fibras. Auxilia na redução do colesterol e na absorção de ferro quando consumido com outras frutas fontes de vitamina C.
Goiaba: Contém alto teor de água, potássio, fósforo, ferro, fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio. Apresenta baixo valor calórico, pouco açúcar e gorduras. Combate infecções, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, evitando o envelhecimento, além de regular e fortalecer o organismo.
Kiwi: Rico em vitaminas C e E, potássio e fibras. Auxilia no controle do açúcar e do colesterol no sangue.
Laranja: Possui vitamina C, cálcio, fósforo, ferro e fibras. Tem poder antioxidante, dá energia, melhora a imunidade, reduz as inflamações, o colesterol e os riscos de câncer.
Limão: Possui vitamina C e sais minerais. É antioxidante, antisséptico e desintoxicante. Também estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme, fortalece a imunidade e ajuda na cicatrização.
Maçã: Contém alto teor de água, fibras, vitaminas B, C e E, magnésio, potássio, ferro, fósforo, niacina e quercetina (anti-inflamatório). Diminui o risco de doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, estimula o funcionamento dos rins e do fígado, além de ser adstringente.
Maracujá: Muito nutritiva, possui vitaminas C e do complexo B, além de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. É um calmante e cicatrizante natural, aumenta a resistência dos vasos sanguíneos, fortalece os fios do cabelo, ossos e dentes, e também age contra infecções, problemas de pele, do sistema digestivo e nervoso.
Melancia: Possui alto teor de água, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. É diurética, ajuda na hidratação e na produção celular, formação de ossos e acelera o metabolismo.
Pera: Contém vitaminas A, C e do complexo B, fibras, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. É adstringente, auxilia na redução de inflamações e melhora o sistema nervoso.
Pêssego: Possui vitaminas C e E, fibras, ácidos graxos, potássio, cálcio e betacaroteno. É antioxidante, diurético e digestivo. Estimula a produção de colágeno, devolve a elasticidade e combate o envelhecimento da pele.
Tangerina: Possui vitaminas A, C e do complexo B, assim como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. É antioxidante, adstringente, combate infecções e fortalece o organismo.
As frutas, consumidas em qualquer estação, possibilitam o bom funcionamento do organismo e podem trazer diversos benefícios conforme as suas propriedades.
Cuide do seu corpo!
Referências: terra.com.br e brasil.gov.br