O consumo excessivo de doces, assim como qualquer outro alimento, pode causar reações indesejadas no organismo. Conheça algumas delas.
Ganho de peso
O açúcar dá apenas calorias vazias para o organismo, não contendo vitaminas, minerais ou valor nutricional, apenas valor energético, que pode ser suprido com o consumo de outro alimento mais saudável. Ele é digerido com facilidade pelo organismo e transformado em glicose, liberando energia para as células.
Seu consumo em excesso fornece muita energia, logo, o organismo libera mais insulina para regular a quantidade de glicose no sangue, o que implica no ganho de peso.
A substância também interfere no funcionamento de hormônios que regulam a saciedade e sensação de fome, fazendo com que a pessoa coma mais do que o necessário.
Envelhecimento da pele
O consumo elevado de açúcar pode causar um processo no organismo chamado glicação, reação na qual a glicose se liga a alguma proteína e a danifica, como o colágeno e a elastina, responsáveis pela sustentação da pele. Como resultado, a pele fica mais flácida, com rugas e linhas de expressão.
É um processo natural, mas que é acelerado por uma alimentação hipercalórica e hiperglicêmica, provocando o envelhecimento da pele. A partir dos 30 anos, as proteínas passam a se renovar mais lentamente, tornando as pessoas a partir dessa idade mais propensas a glicação. Os principais sintomas são a perda de hidratação, oxigenação e nutrição, além da pele ficar mais áspera, sem uniformidade e sem brilho.
O envelhecimento pode ser desacelerado com uma alimentação restritiva em açúcares, carboidratos e alimentos processados. Deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas C (frutas cítricas, como laranja e acerola) e E (oleaginosas, como amêndoa e castanha-do-pará), que apresentam ação antiglicante.
Surgimento de acne
O açúcar também causa o aparecimento da acne, pois sua ingestão provoca reações na pele. Surgem inflamações, aumenta a produção de sebo e os poros ficam mais fechados, aumentando a oleosidade e provocando cravos e espinhas.
Vício
Para algumas pessoas, é muito difícil passar um dia sem ingerir açúcar, e isso pode ser um sinal de dependência. Esse vício ocorre devido à liberação de dopamina (responsável pela sensação de prazer e bem-estar) no cérebro, que registra o açúcar como uma fonte rápida de energia e, como não possui nutrientes, provoca o desejo por mais doces.
Quando se é dependente da substância, a abstinência pode causar dor de cabeça, desconforto, falta de motivação, cansaço, alterações no sono, muita ou pouca vontade de comer (hiperfagia ou inapetência).
Os doces em excesso podem causar algumas doenças, como obesidade, diabetes, câncer e problemas cardíacos. Aumentam a probabilidade de desenvolver cáries, colesterol alto, gordura no fígado, gastrite, pressão alta, gota, prisão de ventre e trombose. Também prejudicam a memória, afetando o rendimento e a produtividade.
Para diminuir os efeitos negativos, é necessário manter uma alimentação equilibrada, diminuindo o consumo de alimentos de alto índice glicêmico, por exemplo, comidas processadas, massas, pães, doces e refrigerantes. Deve-se dar preferência a uma dieta rica em fibras, antioxidantes e gorduras boas.
A utilização de cosméticos com ativos antiglicantes e antioxidantes auxilia na redução dos efeitos prejudiciais à pele, mantendo sua firmeza e elasticidade.
Manter bons hábitos de saúde e buscar o equilíbrio são fundamentais, assim como ter boas noites de sono e diminuir o estresse, fortalecendo as defesas do corpo.
Referências: MdeMulher, DermaClub e Tua Saúde.