O Outubro Rosa é um movimento que surgiu nos Estados Unidos com o intuito de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. É comemorado anualmente, a fim de compartilhar cada vez mais informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer.
O câncer de mama possui causas diversas, sendo a idade um dos fatores de risco mais importantes para a doença, além dos fatores genéticos e hereditários, fatores ambientais e comportamentais e fatores da história reprodutiva e hormonal da mulher.
É importante a mulher estar sempre atenta a sua saúde para detectar um possível câncer ainda na fase inicial, quando há a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com mais chances de cura.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% dos casos do câncer de mama são evitáveis, a partir da adoção de hábitos saudáveis como:
- Prática de atividade física
- Alimentação saudável
- Manter o peso corporal adequado
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Amamentar o máximo de tempo possível
- Evitar o uso de hormônios sintéticos
As mulheres devem conhecer o seu corpo e saber identificar quando há algo errado com as suas mamas, independente da sua idade. Grande parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres por meio do autoexame, indicado a partir dos 20 anos para ser realizado mensalmente.
Na maioria dos casos, esse tipo de câncer pode ser percebido em fases iniciais por meio de alguns sinais e sintomas, entre eles:
- Nódulo (caroço) geralmente indolor que permanece no mesmo lugar
- Pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja
- Alterações no bico do peito (mamilo)
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos
Caso a mulher apresente esses sinais e sintomas, deve procurar o quanto antes os serviços de saúde para uma avaliação diagnóstica. Um médico também deverá ser consultado para avaliar melhor a situação e dar um diagnóstico mais preciso.
É importante que as mulheres observem o seu corpo e as suas mamas sempre que se sentirem confortáveis, seja durante o banho ou na hora de se vestir, mesmo sem nenhuma técnica específica, para que a descoberta de pequenas alterações seja feita com mais eficiência.
Cuidar da sua saúde é um gesto de amor consigo mesma. Previna-se!
Fonte: Inca.