Com os dias mais quentes chegando, nada melhor do que levar as crianças para brincarem fora de casa. As brincadeiras e os esportes ao ar livre fazem parte da infância e da adolescência e são muito importantes para o seu desenvolvimento. Contudo, algumas medidas de proteção solar devem ser adotadas durante o ano todo, mesmo em dias nublados ou com temperaturas mais baixas. Confira os cuidados que você deve ter antes de passear com os seus filhos:
Antes da exposição solar
A melhor maneira de aproveitar os momentos ao ar livre é respeitando os horários adequados de exposição: antes das 10h e depois das 16h, quando há menos incidência dos raios UVB. No período entre esses horários, o ideal é convencer o seu filho para brincar na sombra.
Os bebês com menos de seis meses não devem usar protetor solar, pois a pele ainda é muito sensível e pode desenvolver alergias. Por isso, recomenda-se evitar a exposição direta ao sol e utilizar protetores mecânicos, como roupas de algodão, chapéu, boné, sombrinha ou guarda-sol.
A partir dos dois anos de idade, as crianças podem utilizar um protetor solar específico com no mínimo FPS 30. Deve ser aplicado de forma uniforme em todo o corpo, meia hora antes da exposição solar, e reaplicado a cada duas horas ou menos, caso a criança transpire muito ou entre na água.
Além do protetor solar, as roupas, bonés e óculos com proteção UV também são muito importantes para o bem-estar das crianças. Roupas claras auxiliam no reflexo da luz, enquanto roupas escuras aumentam a proteção em até cinco vezes. Quanto maior o peso e a espessura do tecido e menores os espaços entre os seus fios, maior a proteção, como percebido no poliéster, no náilon e na seda.
Para uma proteção completa, os pais não podem abrir mão desses cuidados, pois são eles que vão garantir a proteção contra os raios ultravioleta e evitar queimaduras na pele.
Hidratação é fundamental
Ofereça e incentive que a criança tome água, água de coco, sucos naturais e chás, para manter o seu organismo hidratado e evitar a insolação.
Aplique diariamente no corpo da criança um hidratante adequado para a sua idade e tipo de pele. No banho, utilize água fria ou morna e evite o uso excessivo de sabonete para evitar o ressecamento.
Passar hidratante depois do sol não é uma regra, mas ajuda a pele dos pequenos a se recuperar mais rapidamente. Os hidratantes ideais são à base de água ou aloe vera, pois apresentam propriedades calmantes.
Esses cuidados evitam o envelhecimento precoce da pele, entre outros problemas que podem causar danos a longo prazo. Cuide bem da pele das suas crianças!
Fonte: Revista Crescer e Sociedade Brasileira de Pediatria.