As pontas são a região do cabelo que mais sofre com os danos causados pelo sol e poluição, e também são as primeiras a apresentar sinais de que algo não está bem com os fios.
O desgaste ocorre naturalmente, mas processos químicos, o uso frequente de secador e chapinha, prender os cabelos molhados ou cortes inadequados podem prejudicar ainda mais a saúde do seu cabelo.
Alguns resultados mais comuns são o ressecamento na região e as pontas duplas, que prejudicam a estrutura do fio a partir da cutícula, parte mais externa e responsável por proteger os fios e mantê-los hidratados.
As pontas duplas surgem quando o cabelo apresenta danos avançados ou está muito ressecado, dividindo as extremidades dos fios em duas ou mais partes. É caracterizada como uma doença do fio, a tricoptilose. As causas são procedimentos químicos, secagem incorreta, exposição solar sem proteção ou a falta de tratamento dos fios em geral.
Existem diversos tipos de pontas duplas, que mostram o nível do dano e podem ajudar a identificar quais cuidados o cabelo necessita. Confira:
Ponta Mini: Ainda não é um grande problema, mas é um sinal de alerta para reforçar os cuidados com os cabelos. Para evitar o desenvolvimento do dano, diminua o uso do secador e utilize leave-ins e óleos reparadores de pontas.
Ponta Básica: Caso mais comum, no qual a extremidade do fio se divide em duas partes. O cabelo nesse estado precisa de mais nutrição e hidratação, para devolver água, antioxidantes e nutrientes perdidos pelos fios.
Ponta Tripla: O fio se divide em duas ou mais ramificações pequenas e demonstra a fragilidade do cabelo. Nesse caso, necessita de uma regeneração completa, pois apresenta danos mais avançados e a fibra capilar já está sendo afetada.
Ponta Árvore: Estágio mais avançado que afeta não somente as pontas, mas também o comprimento dos fios. Nesse caso a cutícula é afetada de forma desigual e o cabelo pode se partir em várias partes.
Ponta Vela: Apresenta o desgaste progressivo da cutícula, no qual o fio vai afinando nas extremidades e não se parte. A melhor solução nesse caso é cortar as pontas afinadas e investir em tratamentos com hidratação e nutrição para eliminar o problema.
Ponta Nó: Mais comum em cabelos cacheados, esse tipo de ponta é um nó que se forma ao longo do comprimento dos fios, devido ao fato de serem mais finos, secos e apresentarem o formato de espiral. O uso de produtos específicos para esse tipo de cabelo e a aplicação de creme de pentear evita que os nós se partam durante a escovação.
Um diagnóstico capilar correto irá identificar qual é o problema e indicar a solução mais adequada para cuidar dos fios danificados e tratar as suas pontas.
Para evitar uma das maiores causas do surgimento de pontas duplas, é necessário proteger os fios contra o calor, pois ele abre as cutículas e faz com que o fio perca água e nutrientes, deixando-o ressecado.
É importante utilizar sempre um leave-in com proteção térmica e solar antes de expor os fios ao sol ou utilizar secador ou chapinha. Prefira deixar os cabelos secarem naturalmente e o ressecamento dos fios e o surgimento de pontas duplas irão diminuir.
Evite lavar os cabelos com água quente para evitar o ressecamento, pois ela remove a oleosidade natural dos fios. A água morna ou fria é mais adequada para manter a hidratação e evitar maiores danos.
Para um tratamento completo utilize o Shampoo e Condicionador Revitalizador Capilar da Ramelk, kit que possui teste de eficácia comprovado e deixa os cabelos mais sedosos, saudáveis e com mais brilho.
Fonte: Papo de Cosmético, Segredos de Salão.