O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo nosso corpo, porém, a partir dos 25 anos, a produção dessa substância começa a diminuir, afetando a pele, com flacidez e rugas. Mas, você sabe por que isso acontece? O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, e te explica!
Entenda qual é a importância do ácido hialurônico para a pele
Segundo a médica, o ácido hialurônico é uma molécula capaz de atrair e reter água ao seu redor. “Como cerca de 50% a 60 % do ácido hialurônico se encontra na nossa pele, ele tem papel fundamental para a manutenção da hidratação, prevenção e tratamento de rugas e perda de elasticidade”, explicou.
Saiba por que a partir dos 25 anos a pele começa a perder ácido hialurônico
Quando a concentração de ácido hialurônico começa a diminuir, os primeiros sinais que surgem na pele são rugas, linhas de expressão, perda do viço e elasticidade. “A substância fornece umidade, equilibra a perda de água e, consequentemente, deixa a textura do rosto mais homogênea. Mas, com o tempo, nossa capacidade de produzir esse ativo vai diminuindo, de forma natural”, contou.
Como repor o ácido hialurônico na pele?
O ácido hialurônico pode ser reposto no organismo de diversas formas. Para a Dra. Tatiane, o jeito mais conhecido é com preenchimento facial, aplicando o ativo em áreas específicas, como olheiras, lábios e contorno da face, por exemplo. Além disso, também existem produtos tópicos que utilizam a substância em sua formulação e/ou que possuem ativos que estimulam sua síntese natural, ajudam a reter a água e melhorar a aparência de rugas e textura da pele.
Veja como incluir produtos com ácido hialurônico em sua rotina
Quer investir no uso de produtos com ácido hialurônico e evitar o envelhecimento precoce? A dermatologista diz que é possível incluir dermocosméticos específicos tanto durante o dia, antes de passar o filtro solar, como durante à noite. “O ativo pode ser associado aos antioxidantes, como a vitamina C e vitamina A. Enquanto, os cremes com ácido hialurônico para a região dos olhos são bastante úteis para melhorar a densidade e firmeza dessa área tão delicada”, disse.
Via Helena Gusmão / DermaClub
Confira outras dicas.