Se você é daquelas que chega em casa e só pensa em tomar um banho e dormir, saiba que isso não faz nada bem para a sua pele. Reserve apenas 10 minutinhos à noite e veja como um ritual rápido de beleza irá ajudar a deixar seu visual mais bonito e a manter as rugas afastadas por muito mais tempo.
Diariamente, ficamos expostos à radiação solar, poluição, ventos e outras variações climáticas que interferem diretamente na aparência da nossa pele. Justamente por isso é tão importante higienizar e hidratar o rosto sempre, principalmente à noite. Estudos comprovam que durante esse período o organismo inicia um processo de reparo, principalmente das 22h até às 2h da manhã. Essa etapa chama-se ciclo circadiano, isto é, o nosso organismo libera hormônios e substâncias que atuam em determinados horários, ou melhor, na ausência de luz, para ajudar a pele a se autorreparar dos malefícios e se prepara para o dia seguinte. Parece algo complicado, né? Mas, é possível ajudar o nosso organismo a executar mais eficazmente essa tarefa, com o uso de produtos cosméticos à base de ativos específicos para atuar durante o sono.
Durante a noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve mais e melhor os nutrientes inseridos nos dermocosméticos do que em qualquer outro período do dia. Por esta razão, é de extrema importância adotar alguns hábitos noturnos como, no mínimo, uma noite por semana, realizar exfoliação com um produto adequado ao tipo de pele (oleosa, mista ou seca). Segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, deve-se utilizar dermocosméticos diariamente à base de ativos nutritivos, sobretudo, a partir dos 30 anos, quando o organismo começa a apresentar algumas deficiências na capacidade de se autorregenerar. Há diversos ativos que podem colaborar com a pele durante a sua autorregeneração, mas deve-se dar preferência as formulações que contenham elementos que auxiliam as células da pele a produzir energia, fortalecer a barreira cutânea e facilitar a permeação de outros ativos ricos em nutrientes, tais como: Arct Alg, Turmalina, Oligomix, Hyaxel e PGT1.
Para que o ritual noturno realmente valha a pena o esforço, a farmacêutica Mika Yamaguchi dá algumas dicas:
– Lave sempre o rosto com o sabonete específico para o seu tipo de pele.
– Use um tônico e hidratante para alimentar a pele durante o sono.
– Quando procurar um creme noturno considere sua idade, tipo de pele, necessidades específicas e procedência da marca ou do produto manipulado.
– Procure um dermatologista e peça para ele formular um creme noturno específico para você.
– Não se esqueça que, na hora de escolher, o importante é nutrir a pele durante a noite.
Até a próxima.
Confira outras dicas.
Por Malu Bonetto / Via plasticaebeleza