Sol, areia, água salgada, cloro, chuveiros nem sempre adequados ou com a temperatura acima do ideal. Verão é uma temporada de calor e ambiente nocivo aos cabelos.
Para manter o cabelo saudável, evitar doenças e, se necessário, tratá-las de forma correta, é preciso ter atenção e cuidado, lembrando sempre de buscar um profissional médico dermatologista para o diagnóstico e a definição do tipo de ação necessárias para cada situação.
Abaixo, seguem dicas para o antes e o depois do sol, no verão:
– Bonés e chapéus são parceiros de qualquer cabelo quando na praia ou piscina, para evitar os danos causados por raios Ultra Violeta.
– Caso não goste de bonés ou chapéus, deve dar preferência aos produtos sem enxágue para proteção solar e reaplicá-los a cada duas ou três horas.
– Produtos com silicone normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar.
– Na ausência de uma ducha, deixe sempre uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química do cabelo como ajuda a deixá-lo mais bonito.
– Jamais encharcar o cabelo de creme e ir para o sol, um hábito muito comum. Química associada ao sol, mesmo de produtos hidratantes, deixa os cabelos mais frágeis e danifica os fios com facilidade.
– Lavar os cabelos após sol, mar e piscina deve sempre ser feito com água mais morna ou fresca. A água quente desidrata os fios e prejudica as proteínas capilares.
– Ao chegar em casa, lavar o cabelo – agora, sim, ele pode ser hidratado com máscaras, de preferência com produtos contendo óleos vegetais e aloe vera (babosa) em sua composição.
– Usar produtos com silicone nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, sol ou maresia.
Além da proteção contra os efeitos do sol, a hidratação, a alimentação e o vestuário adequados são fatores importantes para a manutenção da saúde durante o período de verão.
Até a próxima.
infosvia.bvsms.saude.gov