Os cuidados com a pele não devem ser apenas com o rosto, mas com o corpo todo. A pele corporal, como a das pernas e dos braços, costuma ser mais ressecada do que a do rosto, e também precisa de atenção no seu dia a dia.
O primeiro passo é conhecer a sua pele, pois cada tipo de pele necessita de cuidados específicos. Por exemplo, uma pele seca requer o uso de sabonetes hidratantes e produtos mais suaves para higienizá-la sem ressecar.
3 passos essenciais: limpar, hidratar e proteger
Assim como a pele do rosto, o corpo precisa de cuidados. Confira algumas dicas para manter uma rotina de cuidados e deixar a sua pele sempre bonita e saudável.
Limpeza
Pode ser feita com sabonetes e esfoliantes, removendo a sujeira, oleosidade e outros resíduos.
É recomendado o uso de um sabonete adequado para cada tipo de pele, preferencialmente líquido. Para peles oleosas a mistas, sabonetes à base de ingredientes adstringentes auxiliam na remoção de impurezas e desobstrução dos poros, enquanto os sabonetes com pH neutro são ideais para peles secas e normais.
No banho, evite esfregar muito o sabonete ou a esponja para não remover a camada protetora natural da pele. Além disso, evite banhos muito longos e com água quente.
Hidratação
Ajuda a manter a maciez e a saúde da pele, assim como a integridade da camada de proteção cutânea. A utilização de hidratantes adequados auxilia a evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Os melhores horários para aplicar o hidratante são logo após o banho e antes de dormir, quando a pele absorve melhor os ativos do produto e ajuda a reparar os danos sofridos ao longo do dia.
A hidratação também deve ser feita de dentro para fora, ingerindo pelo menos dois litros de água diariamente, tal como manter uma dieta rica em fibras e evitar a exposição excessiva ao sol ajudam a manter a pele bem hidratada.
Proteção
A pele do corpo também precisa estar protegida contra os raios solares, aplicando protetor solar nas áreas que ficam expostas, como mãos, braços e pescoço.
A exposição à radiação ultravioleta (UV) possui efeito cumulativo, na qual os raios solares penetram profundamente na pele e podem provocar alterações como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas, como o câncer de pele.
Recomenda-se o uso de filtro solar com no mínimo FPS 30 e que seja antipoluição, protegendo contra os danos além da radiação UV.
Crie novos hábitos e cuide mais de você!