O Carnaval traz consigo muitas músicas animadas, fantasias criativas, maquiagens coloridas e muito brilho. Mas vale lembrar que tudo em excesso faz mal e que utilizar produtos de forma errada pode causar problemas à saúde, assim como danos à pele.
Confira as dicas de cuidados com a pele para curtir o Carnaval nos bloquinhos de rua, festas, sambódromos ou praias:
Proteção solar
Evite queimaduras solares e use chapéu, óculos de sol e filtro solar com no mínimo FPS 30 e reaplique a cada duas horas. Proteja o corpo e procure aproveitar as atividades ao ar livre antes das 10h ou depois das 16h.
Hidratação
É comum ocorrer desidratação nessa época do ano, principalmente devido ao excesso de suor. Recomenda-se beber muita água, andar sempre com a sua garrafinha e não esquecer de consumir frutas e verduras, que ajudam a ingerir os nutrientes e a quantidade de água necessária diariamente.
Queimaduras
Após entrar em contato com frutas cítricas (limão, laranja e caju, por exemplo), seja in natura, em sucos ou picolés, lave muito bem a região com água e sabonete. Aplique protetor solar na região afetada antes da exposição solar para evitar queimaduras e manchas.
Picadas de inseto
O repelente deve ser aplicado e reaplicado por cima do filtro solar e das roupas.
Fantasias, maquiagens e purpurinas
Escolha uma fantasia leve e não exagere na maquiagem. Utilize produtos específicos para a pele e de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias.
Espumas, tintas e sprays
As espumas contêm substâncias tóxicas que em contato com a pele podem causar reação alérgica. Já as pinturas podem ocasionar dermatites de contato. Os sprays usados para colorir os cabelos podem provocar ardência ou coceira depois da aplicação. Caso ocorra qualquer tipo de irritação, a recomendação é lavar a área afetada imediatamente e, em casos de piora, procurar um dermatologista.
Crianças
Os pequenos também necessitam de alguns cuidados especiais: evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia, aproveite fantasias que tenham chapéus e não deixe as crianças com roupas molhadas para evitar micoses. Essas dicas também servem para os adultos.
Proteja-se e curta a festa com segurança!