A queda de cabelo é um problema que assusta muitas pessoas, principalmente as mulheres. É natural cair até 100 fios por dia, mas além disso, pode ser sinal de algum problema.
Os cabelos possuem um ciclo de crescimento e queda composto por três fases. A primeira fase é a do crescimento, que dura entre três e seis anos. Logo após, na segunda fase, os fios param de crescer durante dois anos e, por último, quando o fio está fraco e envelhecido, inicia a fase de queda, na qual ele cai e cresce outro em seu lugar, em um período de três meses.
Com a estrutura capilar fragilizada, o fio pode cair mesmo fora da fase de queda, principalmente quando os cabelos são expostos a muitos procedimentos químicos, ou quando há algum problema de saúde. Geralmente a queda só ocorre três meses depois do fator que a desencadeou acontecer.
Causas
A queda ocorre por conta de diversos fatores, desde hormonais até por influências externas. Para todas as causas existem cuidados específicos e é fundamental diagnosticar antes de iniciar o tratamento. Confira algumas causas e seus tratamentos:
Problemas genéticos: Problemas como a calvície são hereditários, mas podem ser tratados com medicamentos receitados por dermatologistas para evitar o avanço do quadro.
Alterações hormonais: Quando há irregularidade nas glândulas endócrinas os folículos capilares sofrem com a falta de chegada de nutrientes e ocorre a queda dos fios. A saída é procurar um médico endocrinologista para auxiliar a regular os hormônios.
Anemia: Provoca fragilidade dos cabelos e a diminuição de ferro no organismo. O tratamento é alimentar-se com uma dieta rica em ferro, com carnes vermelhas, feijão e vegetais verde-escuros.
Estresse: Causa a queda intensa dos fios. Ocorre geralmente após crises de estresse e ansiedade, traumas físicos e emocionais, após a gestação ou devido a doenças e infecções, quando há maior secreção do hormônio cortisol. É uma das principais causas da queda capilar.
Gestação: Alterações hormonais durante a gestação fazem com que a queda natural dos fios diminua. Cerca de três meses após o nascimento do bebê, os hormônios se regulam novamente e o cabelo começa a cair em maior volume.
Doenças do couro cabeludo: Causam a queda problemas como alopecia (calvície), foliculite e dermatite seborreica (caspa). Necessitam do acompanhamento de um dermatologista.
Exposição ao calor: O uso frequente de secador e chapinha ocasiona a queda e a quebra de cabelo, principalmente nos fios mais frágeis. Para tratar, é necessário interromper o uso imediatamente.
Procedimentos químicos: Escova progressiva, relaxamento, tintura ou descoloração podem ocasionar maior perda dos fios. Para evitar, é preciso espaçar os procedimentos e criar uma rotina de cuidados com os cabelos.
Cuidados
Além dos tratamentos específicos para cada causa, existem alguns cuidados gerais para evitar a queda dos cabelos.
- Evitar a exposição excessiva ao calor e diminuir a frequência de procedimentos químicos.
- Alimentar-se bem e consumir bastante proteína, principalmente quando realizar atividades físicas.
- Não dormir com os cabelos molhados ou presos, pois evita a proliferação de fungos e que os cabelos fiquem marcados ou arrebentem durante o sono.
- Não lavar os cabelos com água quente, para evitar o aumento da oleosidade e da caspa.
- Cuidar dos cabelos com produtos de tratamento.
O Shampoo e Condicionador Revitalizador da Ramelk oferecem um tratamento capilar completo, proporcionam mais vida aos fios e deixam os cabelos mais hidratados, macios, sedosos e com brilho.
Podem ser usados em qualquer tipo de cabelo, auxiliando no seu crescimento e na redução da quebra e queda dos fios.
O kit possui eficácia comprovada e os produtos não são vendidos separadamente, a fim de garantir melhores resultados.
Cuide dos seus cabelos antes de expor a influências externas e repare os danos para evitar problemas maiores. Consulte sempre um especialista e saiba qual o melhor tratamento para o seu caso.
Fonte: DermaClub