No inverno a alimentação requer uma atenção especial, pois o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal equilibrada e a sensação de fome costuma ser mais frequente. Para não cometer exageros, separamos algumas dicas de alimentos para consumir nos dias mais frios e absorver os nutrientes mais importantes.
Refogados
Os refogados de brócolis, couve-flor, acelga, cenoura e agrião são uma ótima opção para garantir a ingestão desses nutrientes, visto que as saladas não saciam tanto a fome nessa época do ano e comidas quentes são mais atrativas.
Frutas
Consumir as frutas da época em temperatura ambiente, secas, desidratadas ou em receitas de bolos são alternativas para não perder os benefícios que elas oferecem. Invista no consumo de uva, pera, abacaxi, caju, morango, maçã e laranja, que são frutas ricas em vitaminas e antioxidantes.
Sopas
Um prato quente ideal para o inverno, assim como caldos e cremes. É importante evitar misturar em uma mesma receita ingredientes ricos em carboidratos, como arroz, batata, mandioca e macarrão, apostando em versões integrais e mais saudáveis.
Bebidas
A hidratação é fundamental para repor os líquidos perdidos com as baixas temperaturas, não podendo esquecer da água. Já as bebidas quentes, como chá e café, podem ser adoçadas com o açúcar mascavo, por exemplo, e o achocolatado para o chocolate quente pode ser substituído pelo cacau em pó.
Uma alimentação saudável também auxilia a manter a pele saudável no inverno, e para potencializar os cuidados, invista em alimentos que são fontes de vitamina E e antioxidantes, como:
- Castanhas-do-pará, amêndoas, nozes e avelãs
- Frutas vermelhas, como amora, morango, mirtilo e uva
- Alimentos integrais, ricos em fibras, como arroz integral, aveia, linhaça e quinoa
- Verduras e folhas verde-escuras, como rúcula, couve, agrião e espinafre
Para manter a saúde no inverno, combine a alimentação saudável com os produtos de qualidade da Ramelk e deixe sua pele sempre radiante!
Fonte: Jasmine, GNT.