Sabemos que o inverno está chegando e banho quente normalmente é nossa primeira escolha.
Mas as temperaturas do banho proporcionam diferentes benefícios. Segundo especialistas, o banho morno é a melhor opção independente da estação do ano em que estamos. É considerado banho morno quando a água está em torno de 37ºC, que se assemelha com a temperatura do nosso corpo.
Mas é preciso aceitar também, que banhos quentes e gelados eventualmente também proporcionam benefícios. Confira!
Banho quente – acima de 38ºC:
Relaxa os músculos:
A temperatura quente do banho provoca vasodilatação. Ao ser ativada a circulação, chega mais oxigênio aos músculos, o que facilita o alívio de dores e tensão.
Combate o estresse:
A parte emocional também pode ser beneficiada com um bom banho quente, já que ele auxilia na diminuição da ansiedade e do estresse.
Diminui a obstrução nasal:
Se você estiver com nariz entupido, o que é bastante comum em casos de rinite, sinusite, gripe ou resfriado, um banho quente pode ajudar, já que o ar quente e úmido, ao ser inalado, auxilia a abrir as cavidades nasais.
Elimina células mortas:
Não à toa um dos procedimentos da limpeza de pele é direcionar vapor para a área a ser tratada. O calor estimula a abertura dos poros e eliminação de células mortas.
Por outro lado, a pele resseca com a alta temperatura, podendo até mesmo desenvolver dermatites (inflamações cutâneas). Nos cabelos, a oleosidade aumenta, predispondo à caspa.
Banho frio – abaixo de 29ºC
É bom para a pele e cabelos:
A água fria mantém o manto hidrolipídico do corpo intacto, que é a camada invisível formada pelo suor e pelo sebo, cuja função é de proteger a pele e os cabelos –a temperatura entre 22ºC e 24ºC é ideal para este fim. Uma chuveirada fria também contribui para fechar os poros da pele e cutículas do cabelo depois de limpos, garantindo uma barreira natural contra impurezas.
Ajuda na recuperação de doenças:
Em temperaturas abaixo de 35ºC, os mecanismos celulares funcionam um pouco mais devagar. Por isso, uma chuveirada fria ajuda em casos como febre.
Revigora:
A água fria faz a respiração ficar ofegante, levando mais oxigênio ao cérebro. Dessa forma, o organismo entende que precisa ficar mais atento.
Indicado para os atletas:
A ducha gelada ainda auxilia quem pratica esportes intensamente, porque evita inflamação e tensão no corpo após o esforço.
Por outro lado, é preciso tomar certos cuidados com o banho frio, para que ele não cause uma queda brusca de temperatura corporal, levando à hipotermia.
Sugestão: inicie o banho com água morna e vá baixando a temperatura aos poucos, até chegar à temperatura fria.