Engana-se quem pensa que a acne aparece somente em adolescentes. A acne adulta atinge mulheres a cima de 25 anos e é diferente das espinhas da fase adolescente.
Normalmente as espinhas são causadas pelo excesso de glândulas sebáceas, ocasionada pelos hormônios andrógenos e testosterona. Mas também existem outros fatores que causam, como a proliferação de bactérias ou até mesmo predisposição genética.
Nos adolescentes, a acne é comum normalmente na zona T (testa e nariz), enquanto nos adultos costuma ser distribuída em U (mandíbula e queixo).
Existem formas de prevenir as espinhas a até mesmo de tratá-las. O tratamento é semelhante com o dos adolescentes, podendo incluir medicamentos orais ou de uso tópico.
Para evitar o surgimento das acnes é importante manter a pele limpa, utilizar produtos que retirem o excesso de oleosidade e células mortas, além de ter uma alimentação saudável. Confira:
– Evite doces, fritura, bebidas alcóolicas e gaseificadas, pois dificultam a digestão e danificam a pele;
– Tenha uma alimentação rica em ômega 3, zinco e antioxidantes, como salmão, frutas e legumes, pois são ricos em substâncias que ajudam a reduzir a inflamação da pele;
– Limpe a pele com produtos de cosméticos próprios para remover a oleosidade pelo menos duas vezes ao dia;
– Passe protetor solar no rosto antes de aplicar a maquiagem;
– Faça uma leve esfoliação uma vez por semana para tirar as células mortas.
Caso esses métodos para evitar e/ou tratar a acne não funcionem, procure ajuda médica. Um dermatologista qualificado pode tratar espinhas persistentes a fim de evitar cicatrizes ou outros danos à pele.
Ao consultar, facilite o diagnóstico levando algumas informações. Anote informações como medicamentos que você está tomando, incluindo vitaminas e suplementos; tensões; mudanças de vida; períodos com que as espinhas se proliferam mais e etc.
Aproveite e leve também suas dúvidas anotadas! 😀