Agora com a Páscoa chegando o assunto do momento é o chocolate, o melhor amigo de uns e o maior pesadelo para outros.
Hoje em dia muito se fala em dieta e quando é citado o chocolate só se fala em aumento de peso, muitas calorias, restrição de doces e por aí vai, mas muitas vezes não vemos que o chocolate pode trazer muitos benefícios para saúde. Não podemos deixar de admitir que não é qualquer tipo de chocolate que podemos comer, o melhor tipo para que obtenhamos esses benefícios é o chocolate amargo.
O chocolate amargo trás benefícios tanto para saúde quanto para a beleza. Quando falamos em musculação não associamos nenhum pouco o uso do chocolate, mas ele possui uma substância que se chama “Epicatequina”, que proporciona um aumento do desempenho, maior resistência à fadiga e maiores benefícios cardiovasculares para os exercícios físicos.
O cacau também é ótimo contra inflamações, os Maias e os Astecas utilizavam o chocolate para tratar problemas cardiovasculares, gastrointestinais e do sistema nervoso central. O cacau contêm substâncias químicas que imitam alguns mecanismos de defesa do nosso corpo para combater a dor e a inflamação, além de diminuir as substâncias inflamatórias do nosso organismo.
Mulheres na TPM podem comer chocolate? Sim, só não podem como devem, pois o chocolate libera mais “Serotonina” que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. O chocolate amargo é um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres que são gerados e aumentados naturalmente com o estresse e sol, por exemplo.
Na beleza, o chocolate aumenta a densidade da pele e a hidratação de peles e cabelos, devido à uma substância chamada “Flavonoides” que também aumenta o fluxo sanguíneo na pele auxiliando nas cicatrizações.
Quer dizer então que por trazer muitos benefícios podemos comer qualquer tipo de chocolate em qualquer quantidade? Não é bem por aí… Sempre devemos lembrar que o melhor tipo de chocolate para que esse benefícios auxiliem o nosso corpo é o chocolate amargo, que apesar de inúmeros benefícios, não pode ser consumido à vontade, pois ele ainda é uma fonte significativa de calorias e gorduras saturadas.
Uma porção de 25 a 30 gramas por dia é o suficiente para obter os benefícios do chocolate amargo sem pesar na consciência e nem na dieta. Nessa páscoa aposte mais em chocolates meio amargos ou amargos para poder comer e ainda continuar saudável.
Até a próxima.
Confira outras dicas.